Notícia

Notícias da CDL

Quanto vale sua empresa?

Categoria:

Determinar o valor de uma empresa exige domínio de conceitos financeiros e amplo entendimento da conjuntura econômica.

De acordo com o método dos Fluxos de Caixa Descontados (FCD) – usualmente utilizado na avaliação de empresas de pequeno, médio e grande portes – o valor justo de mercado de um negócio baseia-se nos fluxos de caixa a serem obtidos em suas operações futuras.

Em essência, a geração de caixa depende das variações das receitas, comportamento dos custos e despesas, das necessidades de capital de giro, dos investimentos em ativos imobilizados e do custo do capital.

Entre as principais vantagens dessa metodologia incluem-se o reconhecimento do valor da marca, da equipe de profissionais e da carteira de clientes, visto que esses ativos intangíveis influenciam diretamente na geração de caixa.

Todo empresário deveria saber quanto vale sua empresa. A avaliação é muito importante como ferramenta de gestão e para tomada de decisões estratégicas. Mesmo que não haja intenção de venda da empresa, avaliações periódicas devem ser realizadas objetivando averiguar se o negócio está agregando ou não valor para seus sócios.

Adicionalmente, a avaliação é de suma importância em processos de compra e venda de negócios, ingresso ou retirada de sócios, incorporação, fusão, sucessão, dentre outros.

“No segmento lojista, diferentemente do que acontecia no passado, hoje é comum que os negócios não sejam transferidos de pai para filho, o que torna ainda mais importante o conhecimento do valor da empresa objetivando planejar antecipadamente possível venda ou associação”, diz o consultor e diretor da ABF Consultoria, Marco Bahia.

“Ademais, o mercado de recompra de franquias pelas grandes marcas está em alta no Brasil e é uma tendência cada vez maior. Os lojistas muitas vezes são pegos de surpresa e não sabem mensurar adequadamente o valor de seus negócios”, comenta Bahia. Mais uma razão para o empresariado lojista conhecer o valor da sua empresa.

Com o objetivo de atender cada vez mais as demandas dos seus Associados, a CDL apresenta a ABF Consultoria Empresarial, empresa que conta com equipe de profissionais com mais de 18 (dezoito) anos de experiência na realização de serviços de consultoria financeira que poderá assessorá-los na determinação do valor justo de mercado dos seus negócios.

ABF Consultoria Empresarial
Tel. (71) 3480-1005

Leonardo Almeida – Diretor
leonardo@abfconsultoria.com.br

Marco Bahia – Diretor
mbahia@abfconsultoria.com.br

Arquivos:
Todos
Filtrar por categoria:

A CDL Salvador ajuda você!

                       

Nossas Soluções

Clique aqui

Seja um associado
CDL SALVADOR

Clique aqui
Cadastre-se e receba novidades