Comércio quer incluir em Lei a abertura de lojas aos domingos

12/06/2018

(Fonte: AC Comunicação,por Admilson Santos)

As principais instituições que representam o comércio varejista de Salvador estiveram em reunião na Câmara Municipal dia 05/06 para solicitar emenda à Lei Orgânica do Município, de maneira a autorizar a abertura de lojas nos domingos e feriados. No texto está claro que no caso dos feriados, a abertura das lojas será disciplinada em convenção coletiva de trabalho.

Entidades Reunidas (Foto por: António Queiros -CMS)

O pleito é defendido pela CDL Salvador, FCDL Bahia e Fecomércio Bahia, entre outras instituições da área. Na reunião, a proposta dos representantes do comércio foi apresentada pelo advogado Marconi Souza ao vereador Ricardo Almeida (PSC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Casa. O presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), também participou do encontro.

Da parte da CDL Salvador, estiveram presentes os vice-presidentes Paulo Tannus e Felipe Sica. Sica explica que, atualmente, para que o comércio possa funcionar aos domingos em Salvador é preciso um decreto da prefeitura autorizando. “O que se pretende é que haja uma lei que garanta isso, dê mais segurança aos empresários que não dependa de quem estiver na gestão da prefeitura naquele momento”, ressalta. O último decreto emitido permite que as atividades sejam exercidas até o final do mês de julho.

O vice-presidente Paulo Tannus diz que a inclusão na lei traz benefícios para toda a sociedade baiana. “Além de gerar mais empregos, muitos consumidores possuem apenas os dias de folga para fazer suas compras, geralmente domingos e feriados”. Tannus destaca que a decisão não fere a legislação trabalhista, pois, neste caso, os funcionários trabalham por escala e recebem em dobro estes recebem o dobro nos domingos e feriados.

As entidades afirmam que o setor terciário – onde está a atividade do comércio – representa 93% do PIB da capital baiana.  “Caso a medida não seja aprovada já se planeja solicitar um novo decreto para garantir a abertura do comércio aos domingos até o final do ano. Porém, as entidades estão otimistas por conta da seriedade com que foi recebida a proposta pelos vereadores presentes na reunião”, afirma Tannus.

A reunião contou também com a presença do presidente da FCDL BA, Pedro Luiz Failla; do superintendente da Fecomércio BA, Jamerson Barreiro; e do assessor institucional da Fecomércio BA , Edmundo Bustani. Entre os vereadores presentes, estavam Aladilce Souza (PCdoB), Marta Rodrigues (PT), Kiki Bispo (PTB), Orlando Palhinha (DEM), Sílvio Humberto (PSB) e Tiago Correia (PSDB).

Ver outras notícias

19/06 – Palestra “Cadastro Positivo e Banco de Dados” por Dr. Sérgio Schlang

Tweet{CDL Salvador CONVIDA} 19/06 – Inscrições Gratuitas!! Palestra “CADASTRO POSITIVO E BANCO DE DADOS:TENDÊNCIAS MUNDIAS” por Dr. Sérgio Schlang 19/06 – 9 às 11h Confirme sua presença – 71 3320.4027 ou salasdetreinamento@cdl.com.br #cadastropositivo #tendênciasmundiais #drsérgioschlang#conhecimentoépoder

Veja mais

Maior prazo para pagamento de tributos

Tweet(Fonte: AC Comunicação,por Admilson Santos) Em decorrência dos prejuízos com a greve dos caminhoneiros, entidades que representam o comércio enviaram um ofício na quarta-feira, dia 06/06, para prefeitura e governo do Estado referente ao prazo de pagamento de alguns tributos. …

Veja mais

14/06 – “Formação de Preço” nas Quintas Empreendedoras

Tweet{Quintas Empreendedoras} 14/06 – Vagas Limitadas!! Venha saber tudo sobre “Formação de Preço” com conteúdo exclusivo do Sebrae Bahia Lembrando que as inscrições serão doadas para Instituto de Cegos da Bahia Confirme sua presença através do 71 3320.4027 ou salasdetreinamento@cdl.com.br #quintasempreendedoras #cdlsalvador #sebraebahia #conhecimentoépoder

Veja mais

Maior prazo para pagamento de tributos

Tweet(Fonte: AC Comunicação,por Admilson Santos) Em decorrência dos prejuízos com a greve dos caminhoneiros, entidades que representam o comércio enviaram um ofício na quarta-feira, dia 06/06, para prefeitura e governo do Estado referente ao prazo de pagamento de alguns tributos. …

Veja mais


CDL Salvador | Rua Carlos Gomes, 1063 - Aflitos | Edf. CDL • CEP 40.060-325
Tel.: (71) 3320-4040 • Fax.: (71) 3320-4006 • Salvador - BA