Fonte: UOL, em São Paulo.
A taxa de desemprego em fevereiro foi de 5,7%, a menor para um mês de fevereiro nos últimos dez anos, quando teve início essa série de pesquisas (março de 2002). A variação foi mínima em relação a janeiro, quando se registrou 5,5%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (22).
Em comparação com fevereiro de 2011 (6,4%), recuou 0,7 ponto percentual. A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) foi considerada estável no confronto com janeiro. Quando comparada com fevereiro do ano passado, recuou 8,6% (menos 130 mil pessoas).
O rendimento médio dos trabalhadores foi de R$ 1.699,70 e também bateu o recorde dos últimos dez anos em fevereiro. Os salários subiram 1,2% em comparação com janeiro.
Em relação a fevereiro do ano passado, o poder de compra dos ocupados cresceu 4,4%. A massa de rendimento de todos os trabalhadores ocupados (o salário somado de todos eles) chegou a R$ 38,7 bilhões, um aumento de 1,6% em relação a janeiro.
A população ocupada (22,6 milhões) não variou frente ao mês de janeiro. No confronto com fevereiro de 2011, verificou-se aumento de 1,9%, o que representou elevação de 428 mil ocupados no intervalo de 12 meses.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,2 milhões) não registrou variação na comparação com janeiro. Na comparação anual, houve uma elevação de 5,4%, o que representou um adicional de 578 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano.
A pesquisa mensal de emprego é realizada pelo IBGE nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.