Fonte: UOL (com informações da Reuters).
As vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 0,5% em fevereiro ante janeiro e registraram elevação de 9,6% em relação a igual mês de 2011, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (13).
Analistas ouvidos pela agência Reuters previam queda de 0,40% mês a mês e avanço anual de 9,00%.
O dado de janeiro ante dezembro foi revisado para cima, mostrando alta de 3,3%, ante avanço de 2,6% informado inicialmente.
De acordo com o IBGE, quatro das dez atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas em relação ao mês de janeiro.
Em fevereiro, entre os resultados negativos destacam-se os segmentos de veículos e motos, partes e peças (-1,0%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-3,6%).
Os resultados positivos vieram dos segmentos de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (alta de 3,1%); combustíveis e lubrificantes (+1,9%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (+1,6%) e móveis e eletrodomésticos (+1,3%).
Na comparação com fevereiro do ano passado (série sem ajuste), destacou-se o crescimento de 26,6% no volume de vendas do segmento equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e a expansão de 13,3% em móveis e eletrodomésticos.