Hoje, pelo menos 458 municípios estão com decretos em vigor, sendo que metade já teve reconhecimento do governo federal.
Fonte: Correio da Bahia.
O número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca que atinge o Nordeste não para de crescer e já é o maior dos últimos cinco anos. Hoje, pelo menos 458 municípios estão com decretos em vigor, sendo que metade já teve reconhecimento do governo federal.
Cerca de 4 milhões de pessoas estão em áreas atingidas, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ao todo, de 2011 para cá, houve um aumento de 469% em relação ao número de cidades com decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal.
Segundo o meteorologista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Humberto Barbosa, existe uma transição do La Niña (responsável por mais chuvas no sertão) para El Niño, o que explica a maior estiagem neste período de 2012.
O Estado com maior número de cidades atingidas este ano é a Bahia, onde 199 municípios declararam emergência pela estiagem, que já é considerada a mais severa dos últimos 30 anos. Ao todo, 165 municípios já tiveram os decretos reconhecidos pelo governo federal, que liberou R$ 10 milhões para ações emergenciais no Estado.
Cerca de 2,3 milhões de pessoas estão em áreas atingidas. No Rio Grande do Norte, há 139 municípios em estado de emergência. No Piauí, a situação também é considerada grave: 82 municípios já tem decretos de emergência homologados. Em Pernambuco são 19 municípios e em Sergipe cresceu para 17 o número de cidades atingidas.