Depois da reunião do Copom, o BC divulgou um comunicado sobre a decisão
Fonte: Correio da Bahia.
A taxa básica de juros do Brasil passou de 9,75% para 9% ao ano, depois de corte de 0,75% aprovado nesta quarta-feira (18) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Este é o menor nível dos juros desde abril de 2010, quando o valor alcançou o mínimo histórico de 8,75% ao ano. A atual redução foi a sexta consecutiva.
Em março, o BC chegou a falar sobre a “elevada probabilidade” à concretização de um cenário que contempla a taxa de juros caindo para “patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando, o que levou os analistas a acreditar que a redução aconteceria. A expectativa agora é de que este tenha sido o último corte de 2012.
Na próxima mudança, esperada para abril de2013, ataxa de juros deve aumentar para 9,5% ao ano, acreditam analistas. Em julho, este valor já deve estar em 10%.
Depois da reunião do Copom, o BC divulgou um comunicado sobre a decisão. “O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária. Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 9% a.a., sem viés”.