Dia dos Namorados e São João são responsáveis pela grande movimentação no período.
No Dia dos Namorados, 12 de junho, a CDL Salvador trabalha com a expectativa de crescimento de 5% nas vendas do comércio na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é a mesma para todo o mês de junho que conta ainda com os festejos de São João que tem grande importância no comércio das cidades do Nordeste.
A CDL considera o percentual realista tendo em vista o quadro econômico atual que conta com quadro de instabilidade política no cenário nacional e a recente redução dos juros básicos. Na opinião de profissionais da área do varejo, é certo que o consumidor está mais cuidadoso neste momento, o que faz com que o segmento trabalhe igualmente com cautela.
Para o Dia dos Namorados, os segmentos que mais movimentam as vendas são os de vestuário, calçados, bolsas, CDs, celulares, perfumes, floricultura, jóias e bijuterias. O segmento de bens duráveis em geral tem boa movimentação. “É uma data cujo presente acontece em via de mão dupla, a pessoa dá e recebe”, informa um lojista.
Para o mês de junho, há um aumento na procura por alimentos e produtos típicos do São João, que movimenta também o segmento de supermercados. Data importante para toda a região Nordeste, o São João é um período em que a Bahia atrai muita gente de outros Estados.
Depois do Carnaval, os festejos juninos são o grande pólo de atração de visitantes que movimentam as vendas na capital e no interior. Há grande procura por itens de vestuário, como jeans, camisas quadriculadas, saias, botas e chapéu.