Notícia

Notícias da CDL

Vendas no varejo sobem 8,9% entre janeiro e novembro de 2012

Categoria:

Fonte: Folha de São Paulo, por Pedro Soares.

Com o rendimento em alta e o desemprego em queda, as vendas do comércio destoaram do resto da economia e registraram expansão de 8,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2012, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira (15).

Em novembro, o varejo teve crescimento de 0,3% no volume de vendas ante outubro, na taxa livre de influências sazonais. Na comparação com novembro de 2011, o volume de vendas subiu 8,4%.

No acumulado do ano, os setores com melhores desempenhos foram móveis e eletrodomésticos (12,7%), equipamentos de escritório, informática e comunicação (12,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,3%).

Os resultados mais modestos ficaram com tecidos, vestuário e calçados (3,4%) e livros, jornais e papelaria (5,2%).

De outubro para novembro, os destaques positivos foram outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,2%), tecidos, vestuários e calçados (2,1%) e hipermercados, supermercados e produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%).

Os ramos com os resultados mais negativos, por seu turno, foram equipamentos de escritório, informática e comunicação (-11,4%), veículos e motos (-5,0%) e combustíveis e lubrificantes (-1,3%).

VAREJO AMPLIADO

O IBGE pesquisa, além das vendas do comércio varejista, o desempenho do chamado varejo ampliado, que inclui ramos que também comercializam seus produtos por atacado, como veículos e material de construção.

Nesse indicador, o volume de vendas acumulou uma alta menor: 8,4% de janeiro a novembro.

De outubro para novembro, houve queda de 1,2% no varejo ampliado, apesar da prorrogação de do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para automóveis. As vendas de veículos caíram 5%. As de material de construção recuaram 0,9%.

Na comparação com novembro de 2011, o varejo ampliado registrou expansão de 7,2%.

Arquivos:
Todos
Filtrar por categoria:

A CDL Salvador ajuda você!

                       

Nossas Soluções

Clique aqui

Seja um associado
CDL SALVADOR

Clique aqui
Cadastre-se e receba novidades