Fonte: Uol.
O mercado voltou a elevar a projeção de inflação e a reduzir a de crescimento econômico neste ano, ao mesmo tempo em que manteve a perspectiva de que a taxa básica de juro Selic será mantida em 7,25% ao longo de 2013, de acordo com pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (21).
Os analistas consultados estimam agora que a inflação oficial, medida pelo IPCA, encerrará este ano a 5,65%, contra expectativa anterior de alta de 5,53%.
Para o Produto Interno Bruto (PIB) o mercado agora projeta avanço de 3,19% em 2013, ante expansão de 3,20% vista para 2013 na semana anterior.
Estímulos
Nos últimos meses, o governo tem adotado isenções fiscais e outras medidas para tentar estimular a economia brasileira em meio à crise global.
Na sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff disse que, “apesar dos pessimistas“, a economia brasileira vai crescer em 2013. Segundo ela, “o Brasil em 2012 se preparou para crescer em 2013. Podem ter certeza”. De acordo com a presidente, o país vai gerar mais empregos e “procurar todas as oportunidades”.
Porém, o Banco Mundial divulgou na semana passada que estima um crescimento econômico de aproximadamente 0,9% para o Brasil em 2012.
No terceiro trimestre, a economia cresceu apenas 0,6%, metade da taxa esperada por analistas, o que levou a revisões para baixo nas projeções de crescimento em 2012 e 2013.
Além das reduções de impostos, o governo também cortou a taxa básica de juros dez vezes consecutivas para a mínima recorde de 7,25% e interveio no mercado de câmbio para desvalorizar o real em relação ao dólar e estimular exportações.
(Com agências)