Notícia

Notícias da CDL

IGP-M desacelera alta para 0,34% em janeiro–FGV

Categoria:

Fonte: G1, por Tiago Pariz  e edição de Camila Moreira.

BRASÍLIA, 30 Jan (Reuters) – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,34 por cento em janeiro após elevação de 0,68 por cento em dezembro, com destaque para a queda nos preços de matérias-primas brutas, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O IGP-M havia fechado 2012 com alta acumulada de 7,82 por cento. O resultado de janeiro ficou acima do esperado pelo mercado, que esperava avanço de 0,31 por cento de acordo com a mediana de 24 projeções.

Neste começo de ano, os preços no atacado voltaram a mostrar desaceleração de acordo com o IGP-M, depois de avançarem no fim de 2012.

Mas a inflação continua sendo um fator de preocupação no mercado, como mostrou a prévia da inflação oficial, gerando atenção sobre os próximos passos de política monetária do Banco Central.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) começou 2013 acelerando, com alta de 0,88 por cento em janeiro, impulsionado por preços de alimentos e despesas pessoais.

Em janeiro, ainda segundo a FGV, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, teve alta de 0,11 por cento em janeiro, ante avanço de 0,73 por cento no mês anterior.

Em relação à origem dos produtos, a desaceleração foi puxada pelos produtos agropecuários, cujos preços caíram 0,62 por cento após alta de 1,40 por cento em dezembro. Já os produtos industriais registraram alta de 0,40 por cento, ante 0,46 por cento anteriormente.

Entre os estágios de produção, os preços dos Bens Finais avançaram 1,30 por cento, ante 0,74 por cento anteriormente. Contribuiu para este movimento o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa de variação passou de 3,62 por cento para 9,72 por cento.

No segmento Bens Intermediários, houve desaceleração para 0,29 por cento, ante 0,41 por cento em dezembro. A principal contribuição partiu do subgrupo materiais e componentes para a manufatura, cuja alta passou de 0,68 por cento, em dezembro, para 0,36 por cento.

Já o índice de Matérias-Primas Brutas apresentou variação negativa de 1,41 por cento, contra alta de 1,11 por cento no mês anterior. Os itens que mais influenciaram foram soja em grão (-1,65 por cento para -9,01 por cento), milho em grão (5,90 por cento para -1,41 por cento ) e aves (8,91 por cento para 2,37 por cento ).

VAREJO

O Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no índice geral, acelerou a alta para 0,98 por cento, contra 0,73 por cento visto anteriormente. A principal contribuição para o resultado partiu do grupo Alimentação, com alta de 1,97 por cento em janeiro ante 1,29 por cento.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 0,39 por cento, acelerando ante alta de 0,29 por cento em dezembro.

O avanço do INCC, que responde por 10 por cento do IGP, foi resultado dos avanços nos dois subitens que o compõem, mão de obra e materiais, ambos registrando alta de 0,39 por cento.

Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel.

O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Arquivos:
Todos
Filtrar por categoria:

A CDL Salvador ajuda você!

                       

Nossas Soluções

Clique aqui

Seja um associado
CDL SALVADOR

Clique aqui
Cadastre-se e receba novidades