Fonte: Site Gente e Mercado.
A atividade de comércio varejista baiano cresceu 5,4% em agosto, em relação a igual mês do ano passado, segundo informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira. A taxa nacional foi positiva em 6,2%, considerando a mesma base de comparação. Na comparação com o mês de julho, o varejo na Bahia registrou crescimento de 1,7%. Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a expansão no volume de vendas no Estado indica uma recuperação do setor.
Considerando que o aumento das taxas de juros e a desvalorização influenciam negativamente determinados segmentos, e que no mesmo período do ano passado havia incentivos fiscais, o resultado nas vendas referente à comemoração dos Dias dos Pais, em agosto de 2013, pode representar uma retomada em ritmo mais acelerado para as vendas no comércio varejista baiano nos próximos meses.
Em agosto deste ano, seis dos oito ramos que compõem o Indicador do Volume de Vendas apresentaram resultados positivos no Estado, quando comparados ao mesmo mês de 2012. Em todo o país, este é o sexto mês de taxa positiva no comércio varejista: 0,9% em agosto quando comparado a julho.
Apesar de perder força ante julho, quando a expansão foi de 2,1%, o crescimento indica recuperação no segundo semestre. O arrefecimento nos preços do setor foi o principal impulso para esse desempenho, aliado ao Dia dos Pais.