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Para atrair compradores, shoppings baianos oferecem carros e casa em sorteios de Natal

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Apostando em um aumento das vendas de até 25% em relação ao ano passado, sorteios incluem automóveis de luxo e até uma casa com carro na garagem.

Fonte: Joana Rizério, para o Correio da Bahia.

É chegada a época do comércio se vestir de vermelho e branco. Nos shoppings, multiplicam-se as promoções de Natal que trocam tíquetes de compra por bilhetes de sorteio de prêmios. Os maiores shoppings da cidade oferecem, para quem gasta de R$ 250 a R$ 300, cupons para concorrer de carros de luxo e vale-compras no valor de R$ 25 mil, a uma casa na Estrada do Coco com um carro zero na garagem.

Este é o prêmio do Salvador Norte Shopping, que troca a soma de R$ 250 em notas fiscais, emitidas em qualquer das suas 229 lojas, por um cupom para o sorteio de uma casa com um Ford EcoSport na garagem. Juntos, os prêmios custaram à empresa R$ 429 mil, valor irrelevante se levado em conta o total de gastos com as ações de Natal e o retorno em vendas, de acordo com a gerente de marketing Michele Ribeiro. “Gastamos, só na campanha de Natal, cerca 40% do fundo de promoção e propaganda do ano inteiro”, explica.

Mais cedo
Uma das estratégias de venda é a tentativa de trazer o comprador de Natal com antecedência para o shopping. O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping, por exemplo, oferecem, para quem faz compras neste mês, dois cupons para cada tíquete de compra no valor de R$ 300 e R$ 250, respectivamente. Para as compras em dezembro, o previsto é um cupom para cada tíquete.

Outra aposta para incrementar as vendas, é o adiamento do sorteio para o começo do ano seguinte. São o caso do Salvador Shopping que sorteará 10 automóveis, além de um crédito em compras no valor de R$ 25 mil; do Shopping Barra, uma BMW 116i, uma Range Rover Evoque Pure Tech e um Volvo v40; e do Salvador Norte Shopping.

A gerente de marketing do Salvador Shopping, Karina Dourado, diz que a premiação dupla supreende. “O público acha que ou leva o carro ou o cartão. Uma mulher falou que vai ficar com o vale-compras e deixar o carro para o marido.” O valor total da premiação é de R$ 1,249 milhão.

Dos shoppings que revelaram à reportagem o montante de investimento em ações de marketing e promoções para as festas de dezembro, o Barra é o que aposta mais alto: R$ 3,5 milhões. “Gastamos cerca de R$ 380 mil na compra dos três carros, e encomendamos da Itália um carrossel tradicional, feito a mão, que chegou de navio. É um item de decoração de shopping inédito no Brasil”, diz a gerente de marketing, Karina Brito.

Sem prêmios
Neste ano, o Iguatemi não vai sortear brindes milionários como a Ferrari, no valor de R$ 1,38 milhão, entregue à moradora de Cajazeiras Daniela Mendonça no Natal passado. “Neste ano, apostamos em uma campanha institucional, que fale do resgate da cidadania, tema muito presente hoje em Salvador”, explica o superintendente do Iguatemi, Sérgio Magalhães.

 “Tem mercado para todo mundo. De seis anos para cá, tivemos a chegada de quatro shoppings, e nem por isso as vendas caíram no Iguatemi. Ou seja: havia uma demanda reprimida”, explica. Ele também diz que fazer promoções e sorteios não é a única garantia de grandes vendas, e aposta em crescimento de vendas de 10% a 15% em relação ao mesmo período de 2012. “Em 2011, o Iguatemi também não fez nenhuma promoção do tipo. Não existe uma regra: às vezes não sortear prêmios faz parte da estratégia. Independentemente de promoções, acredito que vamos vender bem”, diz.

Crescimento
A maior previsão de crescimento é a do Salvador Norte Shopping que, em menos de três anos de existência, vêm registrando aumentos de vendas mensais constantes, de acordo com a gerente de marketing Michele Ribeiro. “Esperamos aumentar em até 25% o volume de vendas em relação a 2012.

Todos os meses registramos aumento de pelo menos dois dígitos, porque o shopping é novo e é o único centro de compras completo do Litoral Norte”, afirma. A menor expectativa de crescimento é a do Shopping Barra, que calcula alta de 7,5%.

Maior chance
Quanto mais sorteios, maior a probabilidade de ganhar. A premiação única de uma casa com três suítes e um Ford Ecosport na garagem, em um condomínio clube na Estrada do Coco fazem da oferta do Salvador Norte Shopping, portanto, a promoção mais difícil de ganhar.

Em segundo lugar, vêm os três sorteios de carros de luxo do Shopping Barra, seguidos dos 10 sorteios de 10 automóveis Toyota (combinados ao vale-compras de R$ 25 mil) anunciados pelo Salvador Shopping.

As chances aumentam para quem optar em comprar em shopping com prêmios menores, mas mais numerosos como os oferecidos pelo Bela Vista, que sorteará diariamente entre 15 de novembro e 30 de dezembro deste ano, 45 prêmios diários de vale-compras nos valores de R$ 2 mil, R$ 5 mil e R$ 7 mil.

Internet
O aumento dos compradores da internet – em 2012, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a conseguir que as vendas online atingissem 1% do seu Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com a 27ª edição do relatório WebShoppers|E-bit – não preocupa a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). “Todas as pesquisas de consumo dizem que o consumidor quer ‘pegar’ no produto que vai levar, mostrando que a relação física entre o consumidor e o bem que ele vai adquirir contam muito.”

A estimativa de crescimento da Abrasce, de 10%, está abaixo da média de aumento em relação ao Natal de 2012, de 14,25%, dos quatro shoppings que divulgaram projeções: Barra, Iguatemi, Salvador e Salvador Norte.

‘Achei que era trote’, diz mulher que faturou Ferrari

Quando recebeu o telefonema de um funcionário do Shopping Iguatemi, dizendo que tinha levado a Ferrari Califórnia 4.3 GT Conversível V8 32V, no sorteio de Natal do ano passado, Daniela Mendonça, 28 anos, achou que era trote. “Pensei que eram os amigos do meu marido brincando comigo, porque eu concorri com sete cupons e dizia o tempo inteiro que aquela Ferrari ia ser minha. Desliguei o telefone”, diz Daniela. Mas era verdade.

“Só no dia seguinte, quando minha tia viu uma reportagem do CORREIO e me ligou, de manhã cedo, é que comecei a acreditar”, revela. Ela vendeu a máquina por R$ 1 milhão. “O próprio shopping me indicou alguns compradores de Salvador, mas eles só estavam dispostos a pagar bem menos do que valia”, diz ela.

Daniela resolveu anunciar em São Paulo, a única cidade do mundo com duas concessionárias da marca. Encontrou um jovem empresário do ramo de transportes disposto a arrematar. “Ele veio até aqui e fechamos o negócio”, conta  Daniela, que garante não ter dado nem uma voltinha no carro italiano.

“Tá doido, vou andar com um carro desses em Salvador, sem seguro? Só o IPVA desse carro foi R$ 88 mil”, diz, lembrando que o shopping arcou com todas as despesas do carro. “Além disso, se eu dirigisse, poderia desvalorizar. Dei só uma aceleradinha, senti o ronco do motor”, diz a moça.

Cerca de dois meses depois do anúncio, Daniela já tinha o dinheiro na conta. Mas nem tudo é sonho na vida de quem leva uma bolada, lembra ela. Daniela sofreu uma tentativa de extorsão por um ex-chefe, além do assédio de um monte de supostos amigos.

“Não posso mais reclamar de nada que o povo já vem dizer que sou rica. Não sou rica. Não mudei nada. Comprei uma casa, mas continuo com o mesmo carro de antes. Comprei outro, só que usado. Investi o dinheiro”, diz.

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