Em ano difícil, CDL inova e Prêmio Lojista vai para todo o comércio de Salvador
“2013 foi um ano que nos exigiu sacrifícios e ainda mais criatividade para tocar nossos negócios e honrar nossos compromissos. Todos os lojistas da cidade merecem um prêmio por tudo que passamos neste ano. O lojista é um herói, e tem conseguido através da sua persistência e ousadia impulsionar a economia brasileira”. O pronunciamento é do presidente da CDL Salvador, Geraldo Cordeiro, justificando a inovação no prêmio Lojista do Ano 2013, que ao invés de destacar um lojista este ano, a homenagem foi estendida a todos os comerciantes de Salvador. “É uma forma de reconhecimento à nossa categoria pela tenacidade, pelas dificuldades superadas, e uma forma de nos ajudar a olhar o futuro com disposição, de cabeça erguida e com coragem”, completou.
Geraldo Cordeiro, presidente da CDL Salvador entrega simbolicamente o Troféu Lojista 2013 a Haroldo Nuñez, diretor do Conselho do Comércio, representando o Comércio Lojista de Salvador.Cordeiro, em seu discurso, enumerou os diversos fatos que caracterizaram as dificuldades de 2013 para todo o varejo. Citou aspectos como a grave seca no primeiro semestre, a queda na renda do trabalhador, a ameaça de inflação e a efetiva alta no preço dos alimentos, o endividamento das famílias, a greve do setor bancário, e a baixa nas vendas nas principais datas do comércio.
A Copa das Confederações também foi citada. O presidente mostrou que diferente das expectativas, o evento esportivo não trouxe o devido retorno na economia, principalmente depois de medidas prejudiciais ao comércio como a decretação de feriado nos dias de jogos. “Um conjunto que fez com que o São João fosse um dos mais fracos para as vendas dos últimos anos”, disse.
Para receber o prêmio em nome da categoria, foi escolhido Haroldo Núñez, diretor do Conselho do Comércio da CDL Salvador e presidente da Associação dos Empresários da Cidade Alta do Salvador. A escolha levou em conta o alcance do trabalho conduzido por Núñez, com grande interlocução com as micro e pequenas empresas, com o comércio de rua e com as associações de bairro desta cidade.
Entre as autoridades presentes ao evento, estavam o secretário de Comunicação do Governo do Estado, Robson Almeida, representando o governador Jaques Wagner; a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf; o secretário municipal de Educação, Jorge Khoury; e o secretário municipal de Relações Institucionais, Pedro Godinho.
Tradição
O título Lojista do Ano foi concedido pela primeira vez em 1963. O premiado foi o saudoso lojista Milton Sampaio pela sua iniciativa de criar o Clube de Diretores Lojistas de Salvador em 1959, trazendo para a Bahia o movimento lojista que se consolidava no Rio de Janeiro.
Desde então, o evento Lojista do Ano tem sido motivo de orgulho para os renomados lojistas que se destacam a cada ano, sendo um reconhecimento público da sua trajetória profissional. Esse evento tem uma marca e reconhecimento consolidado na sociedade de Salvador, reunindo os mais expressivos e relevantes segmentos empresariais lojistas da cidade em uma noite de confraternização.