O empreendimento é o maior eólico da América Latina
Fonte: Jornal Tribuna Popular (http://tribunapopulargbi.com.br)
A Renova Energia (RNEW11), primeira empresa dedicada à geração de energia renovável listada na BM&FBOVESPA, anuncia que está com tudo pronto e estruturado para iniciar o processo de energização dos 14 parques que compõem o Complexo Eólico Alto Sertão I. Após a entrega das linhas de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) prevista, segundo cronograma oficial que consta no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para ser entregue até o fim do mês de maio, a Renova terá 30 dias para colocar os parques em operação.
Este prazo se faz necessário para que todos os procedimentos de entrada em operação (exemplo: testes de rede transmissora, entrada em operação escalonada de máquinas), definidos pelo operador nacional do sistema (ONS), sejam atendidos. O prazo de 30 dias está previsto no parágrafo 5º do Art. 7º da Resolução ANEEL REN 583/2013 e será cumprido pela geradora.
A conexão dos parques da Renova ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que é operado pelo ONS, vai disponibilizar uma média de 294MW, energia suficiente para o consumo residencial de 1,5 milhão de habitantes. Localizado no sudoeste da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, o Alto Sertão I teve investimentos de R$ 1,2 bilhão e é composto por 14 parques, que tiveram sua energia comercializada para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no Leilão de Reserva de Energia (LER) de 2009. São 184 aerogeradores e cada parque ira gerar, em média, até 30MW.