Notícia

Notícias da CDL

Quando as mídias sociais fazem a diferença

Categoria:

Quem usa as redes precisa fazer uma reflexão profunda sobre as crenças, a imagem e o legado expressos em cada post

 

Fonte: Portal PEGN, por Jairo Martins

Um empresário me perguntou outro dia se o número de “curtidas” na página de sua empresa no Facebook poderia ser considerado um indicador para avaliar o valor da sua empresa. “Possivelmente sim”, respondi. Mas complementei dizendo que ele teria de fazer uma reflexão mais profunda sobre a percepção, as crenças, a imagem, a reputação e o legado expressos em cada um dos posts, das imagens e dos textos por ele compartilhados. Tanto sobre o conteúdo em si, quanto sobre o que é comunicado explicitamente ou nas entrelinhas.

O primeiro aspecto a ser considerado por uma organização que deseja ser vista como uma empresa de sucesso é demonstrar a responsabilidade por seus atos e atitudes, projetando uma imagem positiva.As virtudes observadas no contexto profissional invariavelmente são extensões dos comportamentos e das práticas pessoais no dia a dia, seja na empresa, na família, na comunidade e com todos aqueles com os quais dirigentes e colaboradores se relacionam.

Ao explorar uma oportunidade recém-detectada, ou ao desenvolver uma já existente, é fundamental avaliar quanto do que é feito serve para gerar valor às partes interessadas, e não somente para reforçar as próprias convicções, causas ou necessidades.

A contribuição efetiva e o sucesso de uma empresa são evidenciáveis pela satisfação dos clientes, pelo bom clima organizacional ou pelo sentimento de bem-estar, segurança, confiança e transparência transmitido a todos os envolvidos, sejam eles colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros. O bom gerenciamento de uma organização pode ser medido, também, pelo desenvolvimento coletivo gerado por ela.

Também é preciso levar em conta os aspectos relacionados à consciência ambiental, moral  e ética inerentes ao negócio.  Se a empresa busca sempre que possível reutilizar, reciclar, evitar desperdícios e retrabalhos, tem uma oferta e um consumo conscientes e coerentes com as preocupações que afligem o mundo atual e dissemina essa postura, o número de “curtidas” que demonstra a aprovação do que é comunicado faz todo o sentido. Nesse sentido, os likes podem ser considerados um bom indicador de sucesso e de bons resultados, principalmente se os comentários forem utilizados no aprendizado organizacional.

Dessa maneira, o empreendedor poderá utilizar as redes sociais como uma grande ferramenta para fortalecer a imagem e a reputação da empresa e um canal de comunicação com as partes interessadas, que ainda registram o legado de sua existência

Arquivos:
Todos
Filtrar por categoria:

A CDL Salvador ajuda você!

                       

Nossas Soluções

Clique aqui

Seja um associado
CDL SALVADOR

Clique aqui
Cadastre-se e receba novidades