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54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista – Sucesso Arrebatador

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Convenção Nacional Lojista na Bahia é sucesso entre os mais de 4,4 mil participantes vindos de todo o país. 

 

Adesão total dos participantes, palestras de alto nível e momentos marcantes confirmam evento como o maior do segmento varejista no Brasil

Grandes personalidades do país como o economista Maílson Da Nóbrega e o jornalista Arnaldo Jabor. Grandes nomes do mercado, conhecidos nacionalmente como o presidente da Máquina de Vendas, Luiz Carlos Batista, e o COO da Publicis, Hugo Rodrigues, entre outros destaques.

 Mais de 4.400 convencionais distribuídos em 27 delegações de todas as regiões do país. Uma premiação que destacou mais de 30 personalidades e instituições entre empresário, parceiros, fornecedores e imprensa. Um show de encerramento com a cantora mais popular do país, Ivete Sangalo.

 As informações dão uma boa amostra da importância e dimensão do que ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro na Costa de Sauípe, Litoral Norte baiano, na 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, maior evento brasileiro do seu segmento.

Com o slogan “Dividindo experiências, multiplicando resultados”, a convenção é organizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), pela FCDL BA (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia) e pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Salvador. Entre os parceiros e patrocinadores do evento, estão  REDE, Banco do Brasil e Sebrae.

Afoxé

A abertura na quarta-feira, 17, foi realizada ao som contagiante e inconfundível do afoxé Filhos de Gandhy que marcou a entrada em cena dos anfitriões da festa, os presidentes da FCDL Bahia, Antoine Tawil, e da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior. A eles se seguiram representantes de todas as 27 delegações presentes, de representação do SPC Brasil e da CDL Jovem.

Entre as autoridades, a abertura oficial da convenção contou com a presença do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, do secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, e do senador José Barroso Pimentel, do Ceará. No dia seguinte, o próprio governador Jaques Wagner foi uma das presenças a saudar os convencionais.

 “Fiz questão de comparecer porque acredito que o comércio tem importância fundamental na vida econômica do país. Ao lado de lideranças como o presidente Antoine Tawil, temos feito parcerias importantes aqui no Estado em benefício de iniciativas como a Liquida Salvador e a Liquida Bahia, que movimentam as vendas tanto na capital quanto no interior do Estado”, disse o governador.

Expressiva adesão

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, parabenizou os lojistas pela expressiva adesão e comentou o cenário econômico. “Estamos verificando uma mudança profunda no perfil do consumidor. Desde 2013 estamos diante de um cenário novo, preocupante. Não acho que entender esses dados seja sinal de pessimismo. Só com todas as informações teremos condições de reagir adequadamente e nos preparar para o futuro”, avaliou.

 O presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil, comemorou o sucesso da convenção no Estado e destacou o envolvimento dos convencionais na programação. “Vimos que estavam todos interessados, participantes. Pelo que me chegou, tenho certeza que acertamos na qualidade das discussões, nos temas propostos e no alto nível da infraestrutura oferecida”, afirmou.

 Como acontece tradicionalmente, o Prêmio Mérito Lojista destacou os principais parceiros do varejo no ano anterior, personalidades e instituições. Ao todo, trinta representantes de instituições receberam o prêmio em diferentes categorias e outros três receberam homenagem.

 Os premiados foram escolhidos por voto direto dos lojistas de todo o Brasil. Os vencedores foram agraciados com uma estatueta simbolizando a Deusa da Fortuna, criada pelo escultor e artista plástico Gustavo Nakle.

 

Patrimonialismo

Principal momento da grade de palestras, o auditório da Arena Sauípe ficou lotado para ouvir o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Em sua fala sobre “Perspectivas para o Brasil”, o jornalista relembrou fatos marcantes da história do Brasil desde a colonização portuguesa e atacou o patrimonialismo.

 Na sua opinião, o patrimonialismo se revela na mistura entre o público e o privado, o estado é forte e justifica tudo, e elementos nocivos como a corrupção são bastante usuais. “Por causa do patrimonialismo, o atraso nos governa até hoje. Em algum momento, as coisas parecem que vão melhorar e não melhoram”, comentou.

 Para Jabor, o país passou por avanços em sua trajetória, muitas vezes empurrado pela conjuntura internacional. Entre os fatores que ajudaram a impulsionar o país, o jornalista citou a revolução digital e a globalização da economia. “Foram fatores fundamentais, que nos colocaram no mundo”, disse.

Economia e política

Outro nome muito aguardado pelos convencionais foi o economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. O quadro político-eleitoral ocupou grande parte da sua fala. Com críticas ao governo federal, Nóbrega explicou que a alternância de poder é necessária.

 Ele disse que, apesar de tudo, não há razão para desistir do país. “O Brasil não irá retroceder. Apesar dos problemas atuais, a economia tem bases suficientes para manter o país no rumo”.

 Na opinião do economista, o cenário eleitoral tem relação direta com o futuro da economia. “O mercado de trabalho está desaquecendo, o crédito cresce em ritmo lento e a inflação está teimosamente acima da meta”.

 

Trajetória de sucesso

O empresário da Máquina de Vendas, Luiz Carlos Batista, contou a sua trajetória de sucesso e teve uma das apresentações mais aplaudidas da convenção. Ele explicou como a Insinuante, que nasceu como uma pequena loja de sapatos no interior da Bahia, tornou-se uma das maiores redes de varejo do país.

 A empresa que começou com quatro funcionários em 1959 hoje integra um grupo econômico, a Máquina de Vendas, com faturamento anual de R$ 9 bilhões, 27 mil funcionários, e presença em todas as regiões. “Temos que nos orgulhar muito de sermos varejistas. Temos que ter muito respeito de todas as autoridades e homens públicos porque somos os maiores empregadores deste país”.

 

Mudança no mercado

Outro grande momento da convenção foi a palestra do executivo da Publicis, Hugo Rodrigues, que falou sobre o tema “Transforme consumidores em propagadores”. Segundo Rodrigues, a ascensão das mulheres no mercado de trabalho e a influência dos jovens explicam uma mudança profunda que vem ocorrendo no mercado de consumo nos últimos anos.

 O publicitário defendeu que o mundo passa por grande transformação por causa da facilidade de acesso aos meios de informação e que a tecnologia não para de se reinventar. “O consumidor está sendo mapeado de diversas maneiras em seus hábitos e costumes. Estamos apenas no início desse processo”, explicou.

Rodrigues mostrou dados que revelam que aquilo que o consumidor mais quer quando entra numa loja é bom atendimento, mais do que preço e qualidade, que também são considerados muito importantes.

Inovação

A empresária e pesquisadora Regiane Romano falou sobre inovação no varejo. Ela apresentou soluções simples e impactantes que o lojista pode utilizar para atrair o consumidor sem que isso represente alto custo. “Inovação é fazer a mesma coisa de um jeito diferente. Não é questão de dinheiro, mas de criatividade”, observou.

Romano trouxe exemplos de situações que foram mostradas em grandes feiras internacionais do setor varejista. A empresária falou também sobre o neoconsumidor, descrito como “o indivíduo que quer sempre mais, pagando menos, e no espaço de um click”.

Um grupo de debatedores discutiu com a plateia sobre inovação, tecnologia e questões legais envolvendo a internet, num painel coordenado pelo especialista Marcelo Castro. O painel contou com a empresária Regiane Romano, o advogado Renato Opice Blum, representantes de grandes empresas como a Google Brasil, Diebold, Banco do Brasil e CDL Shopping.

Alto nível

Outros conferencistas de alto nível também realizaram palestra na convenção: Mário Ponci, diretor de expansão e novos negócios da Chilli Beans, falou sobre a trajetória de sucesso da empresa que começou com dois quiosques instalados em shopping center e hoje conta com mais de 170 unidades, entre lojas e quiosques.

O conferencista internacional e consultor Renato Bernhoeft tratou de sucessão na empresa familiar. Após classificar os tipos de empresas familiares, o palestrante falou sobre as alternativas para a continuidade da empresa e da importância dos donos permitirem esse processo. O coordenador do Sebrae, Maurício Tedeschi, participou com palestra sobre a revitalização de espaços comerciais.

A convenção contou ainda com programação paralela com eventos como o 9º Encontro Nacional de Comunicação do Movimento Lojista, o 14º Encontro Nacional da CDL Jovem, 9º Seminário Jurídico Nacional e o Showroom Artesanato da Bahia. O final do evento foi marcado por grande show da cantora Ivete Sangalo, com repertório de sucessos e canções marcantes da sua trajetória de 20 anos de carreira.

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