Fonte: AC Comunicação, por Admilson
Salvador, 20/01/2015 – Um grupo de 40 empresários baianos compareceu na semana passada ao maior evento de varejo do mundo, o Big Show 2015, realizado pela NRF (sigla em inglês para a Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos). A empreitada contou com o apoio dos parceiros FCDL Bahia, CDL Salvador, Fecomércio e Sebrae Bahia. Conforme explica o presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto, muitos desses empresários retornaram ao Brasil com boas notícias sobre contatos e realização de negócios durante a feira.
O presidente informa que o evento tradicionalmente discute as principais tendências do varejo mundial, traz as novidades do mercado, e antecipa soluções que mais adiante vão passar a fazer parte do cotidiano das empresas. O Big Show é composto por uma grande feira de expositores e por uma disputada programação de palestras.
( Da esquerda para direita: Frutos Dias, Roque Pelizzaro Jr;Honório Pinheiro e Antoine Tawil)
Dias Neto diz que nesta edição do evento chamou a atenção o fato de a feira ter crescido enormemente, com a presença de grande expositores, e muitas novidades no segmento de tecnologia. “As novidades do mercado e as soluções tecnológicas sempre foram um forte do evento, mas nesta edição o espaço para os expositores tornou-se tão importante quanto a programação de palestras”, observa.
Loja física x e-commerce
Uma das discussões recorrentes entre os especialistas tratou da relação entre as lojas físicas e o comércio on line. Segundo explica o presidente, a conclusão é que os dois ambientes não precisam concorrer, podem perfeitamente ser o complemento um do outro. “Ficou clara a ênfase no uso de todos os canais para atrair o cliente, inclusive usando a loja virtual para uma pré-compra ou um pré-agendamento visando incrementar a loja física”, afirma.
Tanto nos stands dos expositores, no Centro de Convenções, como na fala dos palestrantes, era comum se falar na importância de meios que ajudam a entender o consumidor e facilitar sua vida. O diretor de Tecnologia e Operações da CDL Salvador, Felipe Sica, diz que não faltaram opções inteligentes de uso dessas soluções em benefício das vendas.
“Falou-se e mostrou-se muito forte soluções de pagamento mais eficientes, equipamentos e software que reúnem mais de uma função, seja impressão, seja envio de boleto, ferramentas de controle e apoio ao atendimento”, recorda. Sica também exemplifica como as câmaras de monitoramento podem auxiliar o empresário inovador. “São aparelhos que registram não apenas o fluxo de clientes na loja, são feitas para serem inteligentes, medir, por exemplo, quanto tempo o cliente passa na fila, que sessões mais o atraem, onde fica mais tempo”.
Economia
Entre os assuntos de macroeconomia, foi muito citada a forte recuperação da economia americana, enquanto outros países ainda enfrentam problemas, como é o caso de vários países da Europa.
“O Brasil que, há três anos, foi muito citado como sendo a bola da vez das oportunidades de investimento, agora é visto como incerteza, não se sabe o que vai acontecer. Mais adiante pode ser que a situação até melhore, mas o que se espera para 2015 é um ano de recessão”, observa o diretor de Administração e Finanças da CDL Salvador, Alberto Nunes.
O diretor complementa que analistas consideram que é certo que os países emergentes vão passar por período recessivo devido às medidas necessárias para o combate à inflação. “Outra informação é que é fato um aumento constante da classe média para os próximos anos nos países emergentes”, diz Nunes.
“Praticamente se inverteu a conversa de alguns anos atrás, quando se falava muito da crise dos países desenvolvidos e da presença das economias emergentes. Nas principais discussões sobre economia global, falou-se pouco desses países, inclusive do Brasil”, afirmou o presidente Frutos Dias Neto.
Brasileiros
A delegação brasileira presente no evento continua sendo uma das mais numerosas entre as estrangeiras, perdendo apenas para os canadenses. Em grupo único, o Brasil é quem possui a maior entre as delegações de fora dos Estados Unidos.