( Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)
A CDL Jovem, órgão da CDL Salvador voltado à formação de lideranças, é um dos grupos que participam do Dia da Liberdade de Impostos. A agremiação baiana realizou no último sábado, dia 23, uma panfletagem nos principais shoppings da cidade para alertar as pessoas sobre a excessiva carga tributária praticada no país, que reduz o poder de consumo e impacta negativamente na economia.
“Nosso objetivo foi conscientizar as pessoas, que em geral não tem noção do quanto de impostos está embutido no preço dos produtos que a gente consome todos os dias. É um valor excessivo que não retorna para o cidadão em forma de serviços de qualidade, como deveria ser”, explica o presidente da CDL Jovem, Alberto Filho.
Nos panfletos, foi informado que a atual carga tributária no Brasil se aproxima de 40%. Também foi dito o percentual de impostos que está no preço de produtos como óleo diesel (41%), energia (48%), xampu (44%) e água mineral (44%). “Quase três dias na semana das pessoas é usada apenas para pagar impostos”, acrescenta Alberto.
A ação foi realizada por CDLs Jovens em todos os Estados e compõe um esforço nacional de conscientização da população. Em Salvador, a ação se concentrou no horário das 15h às 19h, considerado o intervalo de maior movimento nos centros de compra.