(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)
A Bahia foi escolhida para ser a sede da maior usina de energia solar da América Latina. Ela será construída em Tabocas do Brejo Velho, no Oeste baiano, e tem a previsão de funcionar no segundo semestre de 2017 com capacidade de 254 megawatts e produção anual de energia esperada de 500 gigawatts/hora.
A CDL Salvador vem defendendo o uso da energia solar como alternativa à energia elétrica, cujo setor enfrenta dificuldades. “Trata-se de uma energia mais barata, com muito menor impacto ambiental e cuja produção é muito mais simples que a energia das hidrelétricas que utilizamos hoje”, observou o coordenador do Conselho do Comércio, Haroldo Núñez.
A Enerray do Brasil, empresa que pertence à Seci Energia do Grupo IndustrialMaccaferri, por meio da Enerray Usinas Fotovoltaicas, foi a escolhida pela Enel Green Power para a construção da usina. “A viabilização desse projeto poderá ampliar a oferta de energia, podendo reduzir os custos para a população e trará o retorno do crescimento do País”, disse Nuñéz.