Na ocasião, o especialista Luiz Alberto Marinho falou sobre principais tendências para o comércio vistas no maior evento de varejo do mundo ocorrido nos EUA
(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)
“A grande novidade este ano é o fato de estarmos com uma ação de grande porte em toda a cidade, mesmo sob o período de crise. A grande adesão dos lojistas comprova o desejo de reagir e superar essa fase da economia nacional.” A avaliação é do presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto, em discurso de abertura do lançamento oficial da 18ª edição da Liquida Salvador.
O evento, em formato de café da manhã, na Casa do Comércio, contou com aproximadamente 300 pessoas entre autoridades, empresários, parceiros e imprensa. A Liquida Salvador começou em 25 de fevereiro, e segue até 07 de março. São 7,5 mil pontos de venda, tanto em lojas de bairro e comércio de rua, quanto nos principais shoppings das cidades participantes.
Tradicionalmente, a Liquida Salvador promove os melhores descontos de preços se comparados a outras campanhas do varejo. São descontos que variam de 10% a 50%, em média. Porém, é frequente os lojistas chegarem a 70% de descontos.
Prêmios
A premiação deste ano, mais uma vez é ponto forte de atração do consumidor, com dois carros de luxo, os cobiçados jeeps Renegade, o conteúdo de cinco caminhões de prêmios e vales-compra para supermercado grátis por um ano (limitado ao valor de R$ 500 por mês).
Para concorrer aos prêmios, o consumidor ganha um cupom a cada R$ 30 em compras. Utilizando as máquinas da Rede, o cliente ganha o dobro de cupons para o mesmo valor. Os cupons devem ser depositados em urnas espalhadas em lojas de rua, nos principais shoppings da cidade e na sede da CDL Salvador (Rua Carlos Gomes, 1.063, Aflitos).
A Liquida vai ganhar força nas redes sociais, com perfis nas páginas do Facebook e Instagram, e com um hotsite exclusivo (liquidasalvador.com.br) para divulgar diariamente informações, curiosidades e promoções.
A campanha publicitária está sendo veiculada em toda a cidade em TV, rádio, outdoor, jornal, revista, backbus, outbus, pórticos, taxidoor, cartazes, placas, banners de internet e encartes. Também será feito um forte trabalho de mídia dirigida (na entrada da cidade, praia, restaurantes etc) e nos pontos de venda.
Pós-NRF
O evento de lançamento da Liquida Salvador também serviu à tradicional palestra promovida pela CDL Salvador para discutir os principais pontos do Big Show da NRF (sigla em inglês para Federação Nacional do Varejo dos EUA). Este é considerado o maior evento de varejo do mundo, ocorrido em janeiro, em Nova Iorque, chegou à sua 105ª edição.
O consultor especializado em varejo, Luiz Alberto Marinho, foi o palestrante convidado para falar sobre o tema “Inovacões e soluções no varejo: as tendências apresentadas na NRF e o cenário nacional”.
Em sua fala, Marinha destacou ações e tendências que podem ajudar os lojistas a entender o movimento do mercado e alavancar as vendas. Seu foco de atenção foi os chamados “millenials”, jovens entre 15 e 35 anos, cujo comportamento está influenciando todo o mercado de consumo.
Expressivo
“É um grupo muito expressivo, que tem opinião, é antenado, divertido e está na moda. Pelo menos 30% da população brasileira está nesse perfil e, como eles influenciam outras gerações, o desafio do lojista é saber o que fazer para os millenials prestarem atenção neles”, argumentou.
O especialista deu algumas dicas sobre isso. Ele diz que esses consumidores estão conectados, usam celular, são viciados em distração e utilizam ao mesmo tempo mais de um aparelho com os quais cresceram. “É preciso oferecer estímulo para atrair a atenção desse consumidor e surpreender sempre”, avalia. Segundo o especialista, esse é um público que compra muito mais experiência que produtos.