(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)
Mais uma vez a Bahia se destacou como sede e recebeu elogios das delegações de lojistas de todo o território nacional. O balanço final dos quatro dias da 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que aconteceu no complexo Iberostar de 01 a 04 de setembro, é o melhor possível, de acordo com o público presente. O evento, que trouxe como tema desta edição “Educar e Construir Novos Rumos”, foi uma realização conjunta da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), FCDL Bahia (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) e CDL Salvador. A abertura oficial contou com show de Ana Mametto cantando canções de Dorival Caymmi e foi realizado o tradicional desfile das bandeiras das 27 Unidades da Federação. Os mais de 2.300 convencionais prestigiaram todos os momentos da programação, com auditório em lotação máxima.
Cerimônia de Abertura : Representantes em destaque, participação de Associados do Movimento de todo País e o show de Ana Mametto.A mesa de abertura contou com a presença dos anfitriões, os presidentes da CDL Salvador, Frutos Dias Neto; da FCDL Bahia, Antoine Tawil; e da CNDL, Honório Pinheiro. Contou também com autoridades como o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcelo Maia; o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, representando o governador Rui Costa. Também presentes, entre outros, o Deputado Eduardo Sales e a Secretária Rosemma Malluf.
A lista de lideranças e personalidades incluiu o senador do Piauí, Elmano Férrer (PTB), prefeitos, secretários municipais e estaduais, parlamentares, e presidentes de instituições do segmento econômico. Com o início dos trabalhos, um dos pontos altos foi a palestra “Inovação: Conceito, Atitude e Identidade”, do professor doutor Clóvis de Barros Filho, que discorreu sobre questões como confiança, angústia, valores, cultura, identidade, disciplina, inovação e ética.
Palestras como “Inovação: Conceito, Atitude e Identidade” com Clóvis de Barros Filho; “Educação Transforma!” com Daniel Faccini Castanho e Painel com Influenciadores Digitais.Outra palestra bastante concorrida foi “O jeito arretado de empreender”, do poeta e empreendedor cultural Bráulio Bessa. “A tecnologia não precisa ser inimiga da cultura popular, pode ser instrumento para unir e divulgar nossas raízes”, afirmou. A terceira palestra bastante aplaudida pelo público foi “Educação transforma!”, ministrada por Daniel Faccini Castanho, que defendeu a formação dos profissionais do varejo: “as empresas precisam se converter em lugar de aprendizado e crescimento”.
Palestra ” O Jeito Arretado de Empreender” com Bráulio BessaA convenção apresentou ainda painéis de debate, a exemplo de Inovação no Varejo, Influenciadores Digitais, Crédito e Consumo, e um momento com os presidentes da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços. Ao final, foi assinada a carta Bahia 2016, ratificando deliberações feitas a partir da convenção.
Leia na íntegra o discurso oficial do Presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto:
Discurso 55ª Convenção Nacional_ Presidente Frutos Dias Neto_ CDL Salvador