Publicação será lançada dia 09 de novembro, às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia
Artista plástico, fotógrafo e crítico de arte, César Romero celebra cinco décadas de vida artística com o lançamento do livro A Brasilidade na Pintura de César Romero (Editora Expoart, 304 páginas), da artista plástica, filósofa e crítica de arte Mirian de Carvalho (ABCA/AICA). Resultado de um profundo trabalho de pesquisa que durou cinco anos, A Brasilidade (…) aborda o universo contemporâneo brasileiro presente na pintura e na arte de César Romero, mergulhando nas influências populares que o artista teve ao longo de seu percurso, desde sua infância em Feira de Santana, até emergir de forma erudita no enfoque das suas pinturas. O livro, que tem patrocínio da Frutosdias, Fazcultura e Governo do Estado da Bahia, será lançado dia 09 de novembro, às 19 horas, no Museu de Arte da Bahia (MAB), durante a abertura da exposição César Romero – trabalhos sobre papel. A mostra engloba os trabalhos de César feitos em papel, como desenhos, gravuras e fotografias. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, até dia 30 de novembro.
A variedade técnica e criativa com que César Romero transcorre sobre o Nordeste brasileiro é apresentada na publicação através de temáticas criadas pela própria autora com base em suas pesquisas: A Carnavalização e o Barroco; A Carnavalização do Sagrado e do Profano; A Colcha de Retalhos e os Sinais do Povo; O Riso e a Cor e O Endobarroco e o Espaço na Arte de César Romero estão entre os temas que intitulam os capítulos do livro. Além da luxuosa apresentação em capa dura, a obra reúne variadas imagens e ricas análises críticas sobre o trabalho de César, incluindo os aspectos filosófico-cultural e poético.
Já na introdução do livro, Mirian de Carvalho, que é membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte, analisa a temática popular presente na obra de César Romero, que “o faz através de intenso colorido, movendo universos de natureza pictórica”: “No universo das cores moventes, César Romero inscreve a vida e a memória do povo visitando manifestações do sagrado e do profano em terras da Bahia. Na apreensão da fé popular, além das referências ao Candomblé, o pintor festeja os santos e outras imagens do Catolicismo. Comemorando a paisagem interiorana, ele destaca os casarios e a igreja do povoado. Contempla as arraias empinadas pelos meninos a céu aberto. Comemora as bandeiras, os banquinhos e as barracas das Festas de Largo e do mercado. Exalta o Carnaval. As festas juninas. Os folguedos. O circo. Colore as fachadas das casas do interior. Em seu trabalho, ganham espaço altar e santo. Em sua arte, matizam-se costumes e fazeres. Coisas do homem. Coisas da divindade. Sinais do povo dando voz à cultura regional como uma das nossas identidades hoje”.
O livro estará na íntegra online no site www.cesarromero.art.br a partir do dia 09 de novembro. Duzentos exemplares serão doados para bibliotecas públicas através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa).
Na obra de César Romero, a cultura popular nordestina é revivida e valorizada em suas características, tradições e peculiaridades, seja na atmosfera interiorana, nos casarios, nas igrejas, nos brinquedos populares, na cerâmica, no Carnaval, nas festas de largo, nas festas juninas, no circo, nas lendas, na religiosidade. Para o pintor baiano, que estreou no mundo das artes ainda estudante, em 1966, aos 16 anos, com um trabalho vencedor de prêmio na escola onde estudava, a marca cultural do país onde vive e atua é referência fundamental. Sua identidade cultural, enfim, é de ser baiano, nordestino, brasileiro e universal, como ele próprio gosta de se autodefinir.
Serviço
>Lançamento do livro A Brasilidade na Pintura de César Romero
Autora: Mirian de Carvalho
Patrocínio: Frutosdias, Fazcultura e Governo da Bahia
Data: 09 de novembro, às 19h
Local: MAB – Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2331, Vitória)
Ingresso: Entrada franca
Informações: (71) 99972-7474 (produção) e (71) 3117-6902/08 (MAB)
O livro estará na íntegra online no site www.cesarromero.art.br a partir do dia 09 de novembro. Duzentos exemplares serão doados para bibliotecas públicas através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa).
>Exposição: César Romero – trabalhos sobre papel
Artista: César Romero
Abertura: 09 de novembro, às 19h
Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, até 30 de novembro
Local: MAB – Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2331, Vitória)
Ingresso: Entrada franca
Patrocínio: Frutosdias
Informações: (71) 99972-7474 (produção) e (71) 3117-6902/08 (MAB)
O artista – César Romero de Oliveira Cordeiro (Feira de Santana, 1950) iniciou sua carreira de artista plástico na Bahia, em 1967. No Brasil, participou de mais de 500 exposições coletivas e 47 individuais. No exterior, foram 50 coletivas e 12 individuais, em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Uruguai, Portugal e Argentina. Fez parte dos principais Salões Oficiais realizados no Brasil. Obteve 44 prêmios de pintura, 5 de fotografia e 4 Salas Especiais. Possui trabalhos em 48 museus brasileiros. Há inúmeras referências nacionais e internacionais sobre seus trabalhos em livros, dicionários, revistas e jornais. Sua fortuna crítica consta de mais de 130 textos de especialistas em arte brasileiros e 12 estrangeiros.
Crítico de arte filiado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), recebeu por duas vezes da ABCA o Prêmio Mário Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), em 2001 e 2007. Também da ABCA, por duas vezes, Prêmio Gonzaga Duque (crítico filiado por atuação do ano), em 2004 e 2010. Em 2015, recebeu da ABCA o Prêmio Destaque Especial por seus 40 anos escrevendo initerruptamente na imprensa baiana, sobre arte e artistas – um recorde nacional. Em 2016, recebeu a Medalha Thomé de Souza, máxima honraria da Câmara Municipal de Salvador. César Romero tem formação em medicina psiquiátrica e atualmente vive e trabalha em Salvador, Bahia.