Notícia

Notícias da CDL

35º Congresso – Uso inteligente das novas tecnologias domina discussões

Categoria:

(Fonte: AC Comunicação,por Admilson Santos)

No encontro, que reuniu centenas de empresários baianos, também foram abordadas tendências do varejo, soluções de mercado, política e conjuntura econômica.

Um assunto esteve presente em quase todas as discussões da programação do 35º Congresso Estadual do Comércio Lojista, realizado pela FCDL Bahia, entre os dias 17 e 20 de agosto, em Guarajuba. O assunto foi o uso das novas tecnologias e das redes sociais, e seu impacto nos negócios. Em pelo menos uma das palestras, foi tema central, onde ficou clara sua importância porque reflete toda uma mudança de comportamento do consumidor.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil; com o presidente da CNDL Honório Pinheiro;com o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes; com o vice presidente da FCDL Bahia, Pedro Failla; com o vice prefeito de Camaçari, José Tude; com o Superintendente de Estudos e Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Sampaio; e com os deputados federais Rogério Marinho e Juthay Magalhães Júnior.

Cerimônia de Abertura – 17/09_Presidente Antoine Tawil – FCDL BA (púlpito)

“Considero um sucesso, reunimos grandes nomes, com um conteúdo que conseguiu empolgar as pessoas. Foram temas urgentes e necessários, trabalhados com leveza e bom humor. Todo o retorno que tenho recebido é de que conseguimos cumprir bem a nossa missão com este evento”, avaliou Tawil.

Empreendimento social
A palestra mais disputada da grade, “O jeito arretado de empreender”, foi conduzida pelo empreendedor social e escritor, Bráulio Bessa, que tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais com seu projeto “Nação Nordestina”. “O cabra nordestino tem inúmeras qualidades que são valiosas em qualquer projeto. Nós sabemos insistir com o que queremos, basta juntar isso com trabalho, planejamento e foco”, ensinou.

” O jeito arretado de empreender” – Bráulio Bessa

“Economia e varejo” foi o tema da fala do economista Samy Dana. O comentarista da Globo News falou sobre o cenário global em que o Brasil ainda tem grandes atrativos para investimentos externos. E deu exemplos de situações econômicas que podem ser melhor aproveitadas pelos empresários.

“Economia e Varejo” – Samy Dana

A “Tecnologia como diferencial competitivo na gestão do negócio” foi o tema da palestra da especialista em varejo Regiane Romano. Ela lembrou que muitas das profissões que hoje existem vão desaparecer num futuro próximo. “Quem não entendeu isso, estará fora do jogo. O consumidor já mudou, quer muito mais das empresas, e tem como conseguir o que quer num click no smartphone”, alertou.

“Tecnologia como diferencial competitivo na gestão do negócio” – Regiane Romano

Cases
Um dos momentos altos do congresso foi a reunião de três cases de sucesso: “Pinheiro Supermercado – O bom vizinho”, com o diretor presidente do grupo, Honório Pinheiro; “Grupo Ferreira Costa”, com o empresário Guilherme Ferreira Costa; e o blog “A vida sem crachá”, com a jornalista e empreendedora Claudia Giudice.

Cases de Sucesso

O deputado federal Rogério Marinho também integrou a programação. Ele tratou das mudanças na legislação implementadas com a Reforma Trabalhista que entra em vigor em novembro. Falou sobre pontos polêmicos e os motivos para mudar a CLT, que foi criada nos anos 40. O deputado explicou itens do novo texto, como mudança na jornada de trabalho, reparação moral, fracionamento de férias, imposto sindical, entre outros.

O congresso também deu espaço para uma apresentação da CDL Jovem de Salvador, que falou sobre a importância do engajamento de jovens executivos e empresários nas atividades associativistas. Em outro momento, o projeto Operação Integrada Comércio Legal foi homenageada pela passagem de dez anos de atividade, completos em 2017.

CDL Jovem_Presidente da CDL Jovem Salvador – Alberto Filho e Diretora Administrativa da CDL Jovem Salvador: Larauê Publio Dias

Confira a matéria no link: 35º Congresso – Jornal da Manhã_Globo

Realização: FCDL Bahia

Apoio: CDL Salvador  – Rede Bahia – Sebrae Bahia – Prefeitura de Camaçari – Governo do Estado da Bahia

Patrocínio: PagSeguro

Arquivos:
Todos
Filtrar por categoria:

A CDL Salvador ajuda você!

                       

Nossas Soluções

Clique aqui

Seja um associado
CDL SALVADOR

Clique aqui
Cadastre-se e receba novidades