(Fonte: AC Comunicação,por Admilson Santos)
O assessor jurídico da CDL Salvador, Sérgio Schlang, ministrou uma palestra sobre as tendências mundiais do Cadastro Positivo e banco de dados na terça-feira (19/06), na CDL Salvador, na Carlos Gomes. O evento gratuito ocorreu entre as 9h e 11h, com primeiro tempo de introdução e o segundo aberto para dúvidas e discussão.
Em apresentação, o advogado expôs as vantagens de aderir ao Cadastro Positivo. Segundo ele, o cadastro positivo é um cadastro de bons pagadores. Trata-se de uma medida de proteção ao consumidor para reduzir juros e baixar inadimplência. Essa garantia se dá pela aplicação de pontos que o comprador recebe com base em seu histórico. “Uma pessoa que sempre paga suas contas certinhas, sem atrasos, terá uma boa pontuação. Caso ela fique desempregada e se enrole, não será punida com juros exorbitantes. Quando ela voltar a trabalhar, conseguirá cumprir com as dívidas”, exemplificou Schlang.
O palestrante também falou como a alteração na lei está facilitando a adoção. Antes era preciso autorizar previamente a formação de cadastro, agora será automático e a pessoa que não quiser fazer parte, pode ser retirada a qualquer momento. O jurista apontou a medida como uma ótima escolha em vista da alta cobrança de juros no Brasil: “Chega de 300% a 500% os juros em cartão de crédito, um absurdo”, disse.
Schlang é advogado há mais de 45 anos, procurador jurídico estadual, vice-presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e professor de Direito do Consumidor da Universidade Católica da Bahia. Na palestra, estiveram presentes advogados e membros das CDLs de várias cidades do Estado, entre eles, o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, e o gerente institucional, Fausto Silva.