Notícia

Notícias da CDL

Consumidores de energia do NE discutem ampliação do uso de energia limpa

Categoria:

(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)

Aproximadamente 200 conselheiros da sociedade civil de diferentes estados – e de outras regiões do país – compareceram ao evento realizado em Itapuã

Os dias 13 e 14 de setembro foram reservados ao 6º Encontro de Consumidores de Energia do Nordeste. O evento realizado no Hotel Deville Prime Salvador, em Itapuã, reuniu empresas e representantes da sociedade civil interessados na questão energética, que acompanham de perto em seus Estados, o uso, implantação, modelos, atividades, investimentos, entre outras questões relacionadas ao fornecimento de energia.

Um dos principais pontos discutidos nos dois dias de encontro foi a defesa de métodos de ampliação e financiamento do uso de energia limpa, a exemplo da energia eólica e energia solar, cuja produção ainda é bastante pequena. “São opções já reconhecidamente viáveis, mais baratas e limpas, que a energia de termelétricas, que tem alto custo para a sociedade e causa grandes danos ao ambiente”, defendeu o vice-presidente do Conselho de Consumidores de Energia da Coelba, Haroldo Núñez. Ele também é coordenador do Conselho do Comércio da CDL Salvador e representa o segmento do comércio no Conselho.

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia da Coelba, Max Muniz, defendeu a pauta escolhida, dizendo que essa é uma discussão importante e atual que acontece no Brasil e também fora do país. “Esse evento tem uma grande importância de atualizar as informações sobre abastecimento de energia e opções sustentáveis. O sol e o vento estão aí na natureza, portanto nos permite retirar uma energia limpa, renovável, com muitas vantagens em relação à energia termelétrica e a hídrica”.

Muniz argumenta que as energias solar e eólica só trazem benefício. “Não é à-toa que países como Alemanha e Itália estão usando em larga escala, com apoio forte dos seus governos. Aqui no Brasil não temos tido nem uma política voltada para isso, nem mesmo suporte ao setor. Isso precisa mudar”.

O 6º Encontro de Consumidores de Energia do Nordeste reuniu aproximadamente 200 pessoas vindas de estados do Nordeste, em sua maioria, e também de outros estados da federação. “São encontros que atraem conselheiros de todo o Brasil. Além da importante discussão sobre energia limpa, também fazemos um tipo de balanço das atividades que estão sendo feitas em cada uma das regiões representadas”, acrescentou Núñez.

Baianas com indumentária tradicional recepcionaram os participantes do evento.                                    No centro da foto – Haroldo Núñez ( Cooordenador do Conselho do Comercio da CDL Salvador e Silvio Corrêa ( Superintendente da CDL Salvador)

A grade de palestra do evento discutiu as dificuldades e desafios do setor energético no Brasil e também soluções. “O país não poderá continuar produzindo energia como faz hoje, temos que repensar todo o modelo. E temos que fazer isso rapidamente. Há uma série de aspectos em jogo que envolvem custo, necessidades da população e dos setores produtivos, e o modelo de desenvolvimento que queremos”, argumentou o superintendente da CDL Salvador, Silvio Corrêa, presente ao encontro.

Arquivos:
Todos
Filtrar por categoria:

A CDL Salvador ajuda você!

                       

Nossas Soluções

Clique aqui

Seja um associado
CDL SALVADOR

Clique aqui
Cadastre-se e receba novidades