(Fonte: AC Comunicação,por Admilson Santos)
O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, anunciou nesta terça-feira (07), em live no Instagram, o protocolo e os critérios para a retomada das atividades comerciais na cidade. O projeto é assinado pela Prefeitura e Governo do Estado.
Clique e confira na íntegra: Plano de Retomada Salvador_07072020 – Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia
A retomada será feita de forma gradual, em ciclos de 14 dias, de acordo com a disponibilidade de leitos de UTI específicos para covid-19. O plano está dividido em três fases: a Fase 1 ocorre a partir de uma ocupação de leitos menor que 75%; a Fase 2, com ocupação de 70%; e a Fase 3, quando a ocupação estiver inferior a 60%. Para que a abertura aconteça, será necessário a taxa de ocupação permaneça pelo menos 5 dias em cada patamar. Atualmente a ocupação é de 79,5%.
Na Fase 1, estarão autorizados a reabrir: shoppings, centros comerciais, comércio de rua acima de 200 m2, templos religiosos, igrejas e drive in. Nessa fase, shoppings e centros comerciais funcionarão de segunda a sábado, das 12h às 20h, com público presencial e drive thru porém com as praças de alimentação fechadas. Serviços de alimentação podem funcionar apenas como delivery ou para pegar e levar (modalidade “take away”).
A capacidade deve respeitar ocupação de uma pessoa a cada 5 m² nas lojas, uma pessoa a cada 9 m² em áreas comuns, e estacionamentos limitados a 50% da capacidade. São obrigatórios testagem para covid-19 a cada 21 dias e uso de máscara.
Para lojas de comércio de rua acima de 200 m², o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para público presencial e drive thru. O limite é de uma pessoa a cada 9m² e estacionamento limitado a 50% da capacidade. O atendimento prioritário é para os grupos de risco e é obrigatório uso de máscaras para todos.
Templos religiosos podem funcionar de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo sem restrição de horário. A lotação deve respeitar 20% da capacidade e também é obrigatório uso de máscaras. Já os eventos de drive in, que também estarão liberados nessa fase, precisam de autorização prévia. O público terá acesso somente em veículo fechado, com compra online de ingressos.
Mais adiante, a Prefeitura vai detalhar as fases 2 e 3. O prefeito adiantou que na Fase 2 estarão liberadas academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes. Na Fase 3, poderão funcionar parques de diversões e parques temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculos, clubes, centros de eventos e convenções.