(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)
Poderão funcionar shoppings, centros comerciais e comércio de rua, que estavam com atividade suspensa; fiscalização vai observar protocolos e restrições para evitar contágio
O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, publicou decreto nº 32.610 (23/07/2020) autorizando a implantação da Fase 1 de reabertura de setores como o comércio para esta sexta-feira (24/07). O documento informa que os setores autorizados a reabrir devem observar os protocolos impostos para proteger as pessoas de contaminação por causa da pandemia do novo coronavírus.
Confira o Decreto na íntegra: Diário Oficial do Municipio nº 7733 – 23 de julho de 2020
Na Fase 1, estarão autorizados a reabrir: shoppings, centros comerciais, comércio de rua acima de 200 m², templos religiosos, igrejas e drive in. Nessa fase, shoppings e centros comerciais funcionarão de segunda a sábado, das 12h às 20h, com público presencial e drive thru porém com as praças de alimentação fechadas. Serviços de alimentação podem funcionar apenas como delivery ou para pegar e levar (modalidade “take away”).
A capacidade deve respeitar ocupação de uma pessoa a cada 5m² nas lojas, uma pessoa a cada 9m² em áreas comuns, e estacionamentos limitados a 50% da capacidade. Também é obrigatório procedimentos como uso de máscara e aferição de temperatura dos frequentadores.
Para lojas de comércio de rua acima de 200 m², o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para público presencial e drive thru. O limite é de uma pessoa a cada 9m² e estacionamento limitado a 50% da capacidade. O atendimento prioritário é para os grupos de risco e é obrigatório uso de máscaras para todos.
A autorização para reabertura só foi possível por causa da disponibilidade de leitos de UTI específicos para covid-19, cuja ocupação está abaixo de 75%. No momento a ocupação é de 73%, porém com tendência de queda, segundo informou o prefeito em coletiva de imprensa.
Clique e confira os protocolos setoriais – Informe Salvador