Notícia

Notícias da CDL

Alberto Serrentino: “Pandemia fez acelerar a presença da tecnologia nos negócios”

Categoria:

(Fonte: AC Comunicação, por Bruno Ganem)

Especialista falou no evento “Pós-NRF – Tendência para o varejo” para público de empresários, representantes de lojas e associações

“A crise sanitária trouxe impactos de guerra. Até hoje sofremos com problemas de estoque e desabastecimento. Mesmo com isso, a batalha contra o vírus fez explodir e acelerar a presença da tecnologia nos negócios. E é para isso que precisamos ficar atentos, para esse legado”.

A declaração é do especialista em varejo e consultor Alberto Serrentino, palestrante convidado do evento “Pós-NRF – Tendência para o varejo”, que destacou as tendências e novidades abordadas na Retail’s Big Show, maior feira do varejo mundial.

Pós NRF 2022 – Tendências do Varejo por Alberto Serrentino. Evento realizado para convidados e com transmissão AO VIVO pelo canal da CDL Salvador no Youtube. ( Foto by César Vilas Boas)

Serrentino fez um apanhado com os impactos da pandemia, presença da tecnologia no varejo, soluções para lojas físicas, entre os vários assuntos abordados. Dentre os exemplos de impactos da pandemia, o especialista destacou a mudança dos hábitos e perfis dos clientes.

Rotina
“Não voltaremos a ter a rotina de consumidores de antes. As pessoas estão mais em suas casas, frequentando mais o comércio do bairro, e se distanciaram dos grandes centros comerciais. Por isso, as empresas estão tendo que agir com mais agilidade, flexibilidade e inovação, modificando até a maneira como opera os pontos físicos”, completa.

As maiores inovações que a feira apresentou estão ligadas à tecnologia. Muitas novidades são de automação, como separação e escaneamento de produtos, e soluções para a limpeza de loja. Outro ponto destacado por Serrentino está voltada para o setor de logística, com os centros de distribuição e as promessas de entrega das encomendas em tempos cada vez mais rápidos.

“Há inclusive a questão da realidade aumentada, com o metaverso, NFT’s, eventos virtuais. Há um novo mundo surgindo que não é físico, e o varejo precisa ter atenção e pescar aquilo que pode ser aproveitado”.

 

O palestrante chamou a atenção para a ressignificação da loja física. “É importante reinterpretar sua função. Isso começa não enxergando como um ponto de vendas, e sim cumprindo um papel estratégico, muito mais voltado para o serviço, resolução de problemas, e solução”.

Ele usou como exemplo as farmácias, que encontraram um novo sentido. “Hoje esses pontos comerciais são centros de testagem, aplicação de vacina, diagnóstico, até atendimento médico inicial. A cada dia assume uma função de um centro de saúde”.

O evento “Pós-NRF – Tendência para o varejo” foi realizado conjuntamente pelas instituições FCDL Bahia, CDL Salvador, Sebrae e Fecomércio Bahia.

Arquivos:
Todos
Filtrar por categoria:

A CDL Salvador ajuda você!

                       

Nossas Soluções

Clique aqui

Seja um associado
CDL SALVADOR

Clique aqui
Cadastre-se e receba novidades