(Fonte: AC Comunicação, por Bruno Ganem)
A campanha será realizada no dia 2 de junho; data conscientiza consumidores e varejistas sobre como a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo
Lojistas de Salvador e Região Metropolitana da capital interessados em participar da 16ª edição do DLI – Dia Livre de Impostos já podem se cadastrar na campanha, marcada para o dia 2 de junho (quinta-feira). A ação, realizada pela CDL Jovem, órgão da CDL Salvador, tem como objetivo conscientizar os consumidores locais e varejo a respeito das altas taxas de tributação pagas no Brasil.
Interessados em participar da campanha precisam apenas se cadastrar pelo site www.dialivredeimpostos.com.br. Após o cadastro, um material gráfico será enviado, para impressão e sinalização nas lojas e uso nas redes sociais.
Assim como em 2020 e 2021, a CDL Jovem vai realizar o projeto de forma online. “A campanha é destinada para todos os lojistas, independente do setor ou tipo de loja. Nossa expectativa é atrair cerca de 250 estabelecimentos, mesmo número de 2021. Entretanto, esperamos que mais pessoas sejam impactadas, por conta do arrefecimento da pandemia e maior presença das pessoas nas ruas e shoppings”, explica o presidente da CDL Jovem de Salvador, Bruno Thomaz.
Show de descontos
Na campanha do DLI, produtos selecionados do estoque são colocados à venda com valor sem tributações. Em alguns casos, o tributo chega a ocupar até 80% do valor. “Isso é para o consumidor ter a dimensão da alta carga tributária e do quanto isso afeta o consumo. Para se ter uma ideia, o indivíduo trabalha cerca de seis meses no ano só para pagar impostos”, afirma.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2021 a data contou com a participação de 26 estados e Distrito Federal, e com a colaboração de mais de 15 mil varejistas e com o apoio de todo sistema CNDL.