(Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)
A CDL Salvador, a FCDL Bahia e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizaram nesta quinta-feira (29/05) o Seminário Jurídico 2025, que teve como tema “Perspectivas Jurídicas sobre as Relações Comerciais”. O evento foi realizado na sede do TJBA e reuniu ministros, juízes, advogados, estudantes, políticos e empresários.
Na abertura do evento, uma mesa de honra foi formada para dar as boas-vindas ao público. Em sua fala, o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, deu um panorama dos temas que ali seriam abordados ao longo do dia. “Esse tipo de evento é uma oportunidade única para discutir assuntos de muito interesse para o comércio, como a celeridade dos processos jurídicos”.
- Alberto Nunes – Presidente da CDL Salvador
- Sérgio Schlang – Coordenador do Seminário Juridico 2025
- Ministro Luis Felipe Salomão e Desembargador João Bosco – 1º Vice Presidente do TJ Ba
Já para o assessor jurídico da CDL Salvador e coordenador do seminário, Sérgio Schlang, o evento contribuiu de forma significativa para os setores públicos e privados. “Discutir assuntos de grande relevância para a atualidade, como a renovação do direito e novas tecnologias, incluindo o uso da IA, são sempre bem-vindas”.
O desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, também falou. “Estamos muito alegres com essa parceria, realizando esse conclave de alto nível, reunindo autoridades. Estamos abordando temas que são desafiadores, e por parte do TJ, afirmo o nosso compromisso e papel com a segurança jurídica e com o debate, promovendo o empreendedorismo, investimento, emprego e renda para a nossa Bahia e população”.
No caso do painel “Novos horizontes do Direito Civil e Empresarial”, realizado pelo ministro Luis Felipe Salomão, que é vice-presidente do STJ, os avanços tecnológicos tiveram maior abordagem. Ele falou sobre a solução de conflitos diante de uma civilização que avança muito, principalmente em tecnologias disruptivas.
“Hoje temos 4 bilhões de pessoas conectadas, e temos que discutir a responsabilidade civil de drones, algoritmos, robôs e veículos não tripulados. Quem responde pelas ações dessas máquinas? São questionamentos que precisamos responder”.

• Painel “Novos Horizontes do Direito Civil e Empresarial” com Ministro Luis Felipe Salomão (STJ) e o Presidente de Mesa – Professor Sérgio Schlang
Para o vice-presidente da FCDL Bahia, Tony Tawil, a palestra do ministro foi um dos pontos altos do evento. “Fiquei muito entusiasmado quando todo o público foi informado sobre o novo código civil, que está em construção e está sendo elaborado com a participação popular, através de debates, produção de material bibliográfico e muito diálogo. Foi um momento muito rico, que nos dá a dimensão das transformações do mundo moderno que estão acontecendo”.

Alberto Nunes (Presidente da CDL Salvador) e Antoine Tawil (VP da FCDL Bahia e Presidente do Conselho Fiscal da CDL Salvador)
Ao longo do dia, palestras e rodas de conversa foram realizadas, abordando temas como “Reflexões sobre a Reforma do Código Civil no Âmbito do Direito Contratual”, “Aspectos do Processo Civil Empresarial” e “O Papel do Advogado no Mundo da Inteligência Artificial”.

• Painel “Aspectos do Processo Civil e Empresarial” com Professor Fredie Didier e o Presidente de Mesa – Paulo Furtado (Membro do Conselho de Ética)

• Painel “O papel do advogado no mundo da Inteligência Artificial” com o relator do CDC Joaci Góes e o Presidente de Mesa – Professor Sérgio Schlang

• Painel “Reflexões sobre a Reforma do Código Civil no Âmbito do Direito Contratual” com o Juiz Pablo Stolze e o Presidente de Mesa: Lidivaldo Brito

• Painel “Compliance Trabalhista entre empresas à Luz dos Entendimentos Atuais do STF sobre Terceirização” com o Ministro Alberto Balazeiro (TST) e o Presidente de Mesa – Agenor Calazans

• Painel “ Mudanças no mercado de consumo: produtos e serviços simbólicos e o consumidor” com a Professora Cláudia Lima Marques e o Presidente de Mesa: Professor Sérgio Schlang

Seminário Juridico 2025