( Fonte: AC Comunicação, por Admilson Santos)
O presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, e o vice-presidente da FCDL Bahia e vice-provedor da Santa Casa da Bahia, Antoine Tawil, marcaram presença, na quinta-feira (13/11), na abertura para convidados da exposição “Mirabeau de Todos os Santos”, realizada no Museu da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador.
A mostra homenageia o artista plástico Mirabeau Sampaio (1911–1993), um dos grandes nomes da arte sacra baiana, reunindo cerca de 40 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, peças pessoais e itens de seu acervo de imaginária sacra cristã. O projeto integra a tradição da Santa Casa da Bahia de valorizar artistas com forte vínculo local.
Para o vice-presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil, “a Santa Casa reafirma seu compromisso com a valorização da arte e do patrimônio cultural da Bahia, celebrando a identidade e o legado do Estado, que inspira gerações.”
Já o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, afirmou que “foi uma satisfação prestigiar uma exposição que preserva a memória de um artista importante para a cultura baiana e nos lembra a força simbólica da arte e o valor de manter vivas as nossas referências.”

Alberto Nunes ( Presidente da CDL Salvador), Arthur Sampaio (Ex-Presidente da CDL Salvador e Filho de Mirabeau Sampaio) e Antoine Tawil (VP da FCDL Bahia)
A maior parte das obras pertence ao acervo da Fundação Odebrecht, que estão expostas juntamente com obras de acervos particulares, incluindo peças cedidas por seu filho, Arthur Sampaio, que foi presidente da CDL Salvador. A curadoria é assinada pela museóloga e historiadora Simone Trindade (Tecnomuseu), responsável pela pesquisa, seleção e montagem da mostra.
“Mirabeau de Todos os Santos” revela a sensibilidade espiritual, o refinamento técnico e o simbolismo presentes na trajetória de Mirabeau, destacando especialmente as pinturas sobre folha de ouro, consideradas o auge de sua expressão estética. A exposição fica em cartaz até o dia 18 de dezembro

