Fonte: UOL e InfoMoney.
SÃO PAULO – O comprometimento da renda familiar dos brasileiros com o pagamento de dívidas bancárias (principal e juros) deve aumentar em 2012, de acordo com projeções da Tendências Consultorias, adiantadas ao InfoMoney.
De acordo com a Tendências, o comprometimento deve chegar a 30,1% da renda mensal em dezembro deste ano, o que significa uma alta de 0,8 ponto percentual em relação ao final do passado (29,3%). “O aumento, porém, ainda seria relativamente confortável, não justificando preocupações tão grandes em termos de sustentabilidade do endividamento”, afirmam os analistas da consultoria.
Comprometimento da renda X inadimplência
Uma análise regional feita pela Tendências mostra que é possível haver níveis elevados de comprometimento de renda, sem que a inadimplência fuja do controle.
“Mesmo com o comprometimento de 41,6% no Centro-Oeste, a inadimplência na região não causa preocupações: 4% contra 4,1% da média nacional, na carteira total de pessoa física, considerando os dados do SCR (Sistema de Informação de Crédito)”, afirma a consultoria.
No Sul, o nível de comprometimento, de 33,2%, também é superior à média nacional, mas a região tem a taxa de inadimplência mais baixa do País.