Fonte: Uol, por Filomena Garcia.
Muitos empreendedores acreditam que o mais importante é dar o primeiro passo, tirar do papel a ideia e transformá-la em realidade. Porém, estar atento ao dia a dia do negócio é tão importante quanto inaugurá-lo, pois as decisões do empresário podem afetar diretamente o tempo de vida do empreendimento.
Por falta de experiência, ou mesmo devido à rapidez com que as decisões devem ser tomadas, é comum vermos negócios bem estruturados falirem.
A necessidade do lucro imediato é um dos fatores que podem fazer com que o empresário cometa erros que podem ser irremediáveis. Independentemente de ser empreendedor de primeira viagem, alguns pontos são fundamentais para o sucesso do negócio.
Confira a seguir atitudes comuns de empreendedores que devem ser evitadas:
1. Misturar a vida financeira com a do negócio
Desde o inicio, o empresário precisa saber distinguir entre a sua vida financeira pessoal e a do novo negócio. Portanto fique atento! A receita do negócio deve ser utilizada unicamente na manutenção da empresa, pagamento de encargos, funcionários e tudo mais que seja relacionado à dia a dia do seu empreendimento.
Nunca inclua despesas pessoais como sendo do negócio. Em um mês isso pode não alterar a saúde da empresa, mas no longo prazo pode acarretar um rombo imensurável no seu cofre. Para evitar isso, é importante definir desde o início um pro-labore que equivale a uma retirada mensal para remunerar o seu trabalho como operador ou gestor da sua empresa.
2. Pensar apenas no curto prazo
Outro erro que os empreendedores cometem é pensar somente no curto prazo. Para que o negócio tenha uma vida longa e saudável, é necessário que o empresário tome decisões pensando também no médio e longo prazos.
É preciso estar certo de que a decisão tomada hoje será benéfica para seu empreendimento também no futuro, e não apenas momentaneamente. Nem sempre as ações de curto prazo estão alinhadas a uma estratégia sustentável de negócio.
3. Falta de controle e gestão
Muitos empreendedores são ótimos vendedores e conseguem rapidamente atingir o faturamento planejado para o tempo de maturação do seu negócio. Porém, muitas vezes, não são capazes de conseguir extrair dele a rentabilidade esperada, por uma falha de gestão e controle das despesas e investimentos do seu negócio.
Hoje, existem vários sistemas prontos no mercado, com custos relativamente baixos, que facilitam a gestão de forma estruturada das diversas áreas de uma empresa: financeira e contábil, vendas, RH, compras, entre outras.
Ainda que o empresário não possa arcar com os custos de um sistema desse tipo, é possível fazer um bom controle do dia a dia da empresa através de planilhas, como de Excel. O mais importante é que o empresário saiba com clareza de onde vêm as receitas e onde estão as despesas do seu negócio, pois só é possível melhorar aquilo que é medido e acompanhado.
4. Descuidar-se do estoque
A má administração do estoque é outro ponto que pode desestabilizar o bom andamento do seu negócio. A gestão do estoque é algo muito sensível. O empresário deve saber quando deve reabastecê-lo e em qual quantidade. Compras efetuadas em demasia podem provocar encalhe de produto, ou validade vencida, no caso do segmento de alimentação.
Caso seu negócio trabalhe com um grande mix de produtos, ou com lançamentos de coleção, redobre sua atenção na hora de definir e repor o estoque. O acompanhamento do giro é imprescindível, pois você deve estar atento a demanda de cada item. Hoje o mercado também dispõe de vários sistemas de gestão e controle de estoque que podem ajudá-lo nesta importante tarefa.
O grande diferencial do empreendedor de sucesso é estar presente no dia a dia do seu negócio, acompanhando e ajustando rapidamente sua estratégia de acordo com o desempenho do seu empreendimento, seja cortando custos ou gerando novas receitas, sem perder de vista os movimento do seu mercado. Porque, na verdade, é o seu cliente que vai mostrar até onde você pode, ou não, ir.
FILOMENA GARCIA
Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”