Iniciativa nacional foi apresentada pelo Sebrae nesta quarta-feira, dia 5
(Fonte: Agência SEBRAE de Noticias – João Alvarez)
O superintendente Adhvan Furtado apresentou ao público de Salvador – “Esse não é um movimento do Sebrae, mas de todo o Brasil”. Foi assim que Adhvan Furtado, superintendente do Sebrae Bahia, resumiu a iniciativa do Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado pelo Sebrae Nacional nesta quarta-feira, 5. A ação pretende gerar a conscientização da sociedade em torno do consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas, para fortalecer a economia brasileira. Na Bahia, o evento reuniu representantes da imprensa, dos governos municipal e estadual e de instituições parceiras, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep, em Salvador.
No Brasil, mais de 95% das empresas têm micro ou pequeno porte, e representam 27% do PIB, gerando 52% dos postos de trabalho com carteira assinada. Somente na Bahia, os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas (MPE) juntas ultrapassam o universo de mais de 606,9 mil negócios. “O movimento prega a valorização desses negócios, gerando emprego, divisas e segurança para suas regiões”, explicou Adhvan, que propôs que os consumidores abracem as pequenas empresas. “Sabemos que assim fortaleceremos a economia e ajudaremos o país a sair da crise”.
O superintendente também anunciou o dia 5 de outubro como data oficial da campanha, que conta com uma logomarca própria. A escolha do dia aconteceu por ser a data em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Até lá, o Sebrae promoverá, em todo o Brasil, uma série de ações em prol dos pequenos negócios. De 21 a 26 de setembro, será realizada uma semana de capacitações para os empresários, com palestras, consultorias e orientações. O objetivo é fazer com que eles estejam preparados para receber os clientes no dia 5 de outubro.
A iniciativa conta ainda com um hotsite (www.compredopequeno.com.br), em que donos, clientes e parceiros de pequenos negócios podem efetuar cadastro. Assim, é possível encontrar produtos e serviços próximos de casa ou do trabalho, estimulando a parceria da sociedade com as pequenas empresas. E no dia 4 de outubro, os apoiadores da causa poderão aderir a uma caminhada do movimento, que será realizada na orla de Salvador.
Ricardo Alban, presidente da Fieb e do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, lembrou que as pequenas indústrias também fazem parte do movimento. “Queremos gerar uma oportunidade para que elas cresçam e cheguem ao médio e grande porte”, destacou. “É a circulação da riqueza que faz com que uma região se desenvolva”.
Até o dia 5 de outubro, o Sebrae promove, em todo o Brasil, uma série de ações em prol dos pequenos negócios. Estiveram presentes os deputados estaduais Fabiola Mansur e Eduardo Salles; a secretária de Ordem Pública de Salvador, Rosemma Maluf; o superintendente de Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcos Costa, representando o Governo do Estado; e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Djalma Machado. Além dos representantes do poder público, compareceram: o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Luiz Fernando Queiroz; o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Jorge Antônio Bagdeve; o diretor de negócios da Desenbahia, Francisco Miranda, representando o presidente Otto Alencar Filho; o superintendente da Fecomércio, Paulo Studart, representando o presidente Carlos Andrade; o presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Reginaldo Rossi; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador), Frutos Dias Neto; e o diretor-presidente da Federação das Empresas Juniores da Bahia (Unijr-BA), Rodrigo Garcia de Salles.
Cinco razões para comprar do pequeno negócio
1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador
Geração de emprego e renda na Bahia
Em território baiano, o número de microempreendedores individuais (328.693) já ultrapassa ao total de empresas de micro e pequeno porte (278.292). Esse universo de 606.985 empreendimentos corresponde a 25,4% dos negócios deste segmento da região Nordeste.
De janeiro a julho de 2014, a Receita Federal registrou 549.678 pequenos negócios formalizados. No mesmo período de 2015, houve um aumento na abertura de mais de 606,9 mil negócios baianos, o que representa um crescimento de 5% no segmento empresarial.
As atividades com maior número de registros de MEI na Bahia são comércio (com 145.329), serviços (115.349), indústria (44.210), construção civil (22.615) e agropecuária (1.190). Já para as micro e pequenas empresas, o comércio permanece como a atividade com o maior número de estabelecimentos, com 59,8% do total das MPE. Por sua vez, o setor de serviços se manteve como o segundo mais expressivo em número, com 27,5%.
Um estudo identificou as cidades com maior concentração de pequenos negócios (MEI e MPE). A capital baiana lidera o ranking com o maior índice de formalizações, com 163.446, seguida por Feira de Santana (38.301) e Vitória da Conquista (18.839). Confira a tabela completa abaixo:
Número de pequenos negócios em algumas cidades baianas
Barreiras – 8.079
Feira de Santana – 38.301
Ilhéus – 11.059
Irecê – 4.219
Itabuna – 11.054
Jacobina – 4.107
Juazeiro -9.970
Salvador – 163.446
Santo Antônio de Jesus – 6.241
Teixeira de Freitas – 9.324
Vitória da Conquista – 18.839
Fonte: Receita Federal. Dados atualizados até 25 de julho de 2015
Agência Sebrae de Notícias Bahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800